Rita Leao

Diretora do Hotel Real Abadia

Nasceu a 19 de Fevereiro de 1981 nas Caldas da Rainha. Toda a infância e juventude viveu em Alcobaça terra onde desde muito cedo se envolveu em projectos de índole cultural social para além de pertencer aos escuteiros, grupo de jovens e actividades desportivas.

Fez a Licenciatura em Relações Internacionais e Especialização em Relações Culturais Internacionais no ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa e entre 1999 e 2001 frequentou e concluiu com nota BOM o Curso Livre de Língua e Cultura Chinesas também no ISCSP.

Em 2001 participou no Intercâmbio Cultural com a Associação dos Centros Culturais do Lions Club de França, na França e Bélgica, (Bolsa de Estudo) e entre 2003 e 2005 fez a pós-graduação em Língua Chinesa no Chinese Language College – Beijing Language and Culture University (Bolsa de Estudo do Governo da R.P.China)

Entre 2006 e 2008 fez o Curso de Técnicas e Gestão Hoteleira e em 2008 foi seleccionada( com Bolsa de Estudos) para o Curso de Formação de Professores de Mandarim na Beijing Foreign Languages University, R.P.China e desde então é professora de Mandarim, nomeadamente na Universidade da Beira Interior.

Em 2012 concluiu com nota 17 o mestrado em Estudos Chineses da Universidade de Aveiro, com a dissertação “Turismo Emissor da China para Portugal”.

Ao longo dos anos tem feito várias formações na área da Qualidade, Auditoria, Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Motivação, foi sócia de uma agência de viagens, é directora de qualidade na Botanágua Lda e directora do Real Abadia Congress and Spa Hotel em Alcobaça.

Em termos de publicações de referir Estudos sobre a China VI (coord.), 2 volumes, ISCSP- Universidade Técnica de Lisboa, 2004; o Catálogo da Exposição de Pintura e Caligrafia Chinesas, ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa, Janeiro 2004 e o Catálogo da Exposição “ 恭 喜 发 财 Recebendo Alegremente a Primavera”, ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, Janeiro 2003.

Actualmente vive em Alcobaça, é viúva tem dois filhos é chefe nos Escuteiros.