Nuno Mangas

PPresidente do Instituto Politécnico de Leiria e Presidente do Conselho de Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnicos

Nuno André Oliveira Mangas Pereira, é Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Vice-Presidente do IPL entre 2004 e 2009 e Presidente do IPL desde outubro de 2009.

Presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, desde novembro de 2016.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica (1991).

Mestre em Sistemas e Automação (1996) pela Universidade de Coimbra.

Pós-graduado em “Gestión de la Calidad en los Servicios” (2000) e em “Dirección Estratégica de Universidades” (2008) pela Universidade Politécnica da Catalunha.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2009).

Integrou a equipa da Universidade de Coimbra que realizou o Plano Energético da Região Centro, na Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC), entre 1991 e 1993.

Iniciou a sua atividade como docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPL em 1994, tendo lecionado nos cursos de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática, e nos Cursos de Estudos Especializados em Automação e Robótica e em Engenharia Industrial. Foi membro dos Conselhos Científicos da ESTG e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do IPL.

A sua atividade dirigente teve início em 1997, ano em que assumiu a Presidência do Conselho Diretivo da ESTG, do IPL, cargo que exerceu até 2004. Por inerência desse cargo, integrou o Conselho Geral e o Conselho de Gestão do IPL; presidiu ao Conselho Administrativo e à Comissão de Estágios, e fez parte da Comissão Permanente do Conselho Científico da ESTG.

Enquanto Vice-Presidente do IPL, teve a seu cargo a implementação dos Cursos de Especialização Tecnológica; o ensino a distância; e a criação de unidades de I&D. Desenvolveu ainda, entre outros, projetos em estreita ligação com o tecido empresarial e institucional da região, nomeadamente no âmbito da sociedade da informação, do empreendedorismo e da transferência de conhecimento.

No âmbito destas funções foi também responsável pela organização de diversas missões internacionais e participou na organização dos programas de doutoramento do corpo docente do IPL.

Entre 2004 e 2008 presidiu ao Conselho Disciplinar do IPL e integrou o seu Conselho Administrativo.

Em representação do IPL integrou, entre 2003 e 2006, a Direção da NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria), tendo sido Vice-Presidente da Direção; entre 2005 e 2009, integrou a Comissão Permanente da Fundação Escola Profissional de Leiria; e desde 2007, o Conselho Municipal de Educação de Leiria.

Apresentou comunicações em diversas conferências e participou em eventos de carácter técnico e científico de âmbito nacional e internacional. Publicou, individualmente ou em co-autoria, nos domínios da Energia, da Organização e Gestão de Serviços e do Empreendedorismo.

Foi membro do júri do Concurso “BES – Inovação” (2005) e membro da comissão de avaliação da iniciativa NEOTEC promovida pela Agência de Inovação (2005-2008).

É investigador do CIPSE – Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos do IPL.

É membro da EAIE - European Association for International Education; da Ordem dos Engenheiros e da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria.

Integra, desde 2016, o Grupo de Trabalho com a missão de acompanhar e implementar o Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico.

Integra, desde 2016, o Conselho Coordenador do Ensino Superior.